Polipose nasal

A polipose nasal afeta o seu dia a dia? Estabeleça um plano de ação com o seu médico!

Já parou para pensar que sintomas da polipose nasal estão a afetar o seu dia a dia? Se sente que os sintomas estão a roubar a sua qualidade de vida não perca a esperança, pois existem tratamentos disponíveis. Não adie, marque uma consulta com o seu médico para que juntos estabeleçam um plano de ação para lidar com a rinossinusite crónica com polipose nasal.

No dia a dia

Ser proativo na gestão da sua doença e ter finalmente uma conversa aberta com seu médico, pode influenciar positivamente e definitivamente a forma como a rinossinusite crónica com polipose nasal o afeta, podendo inclusive, com os tratamentos adequados, ajudar a melhorar a sintomatologia e toda a sua vida diária.

Preencha o seguinte questionário1 e mostre os resultados ao seu médico:

Tem regularmente dificuldade em respirar pelo nariz?

Está regularmente congestionado?

Não consegue sair de casa sem lenços?

Os seus pólipos nasais provocam dor facial e pressão?

Não consegue desfrutar do ambiente à sua volta porque perdeu o seu olfato?

Os seus sintomas de polipose nasal fazem-no despertar regularmente durante a noite?

Acorda regularmente cansado e sentes-se cansado ao longo do dia?

Os seus sintomas afetam a sua produtividade e têm impacto na sua capacidade de trabalhar ou de se envolver em atividades diárias?

Se respondeu maioritariamente sim ou continua com dúvidas,
consulte o seu médico.
1 SNOT-20 Copyright © 1996 by Jay F. Piccirillo, M.D., Washington University School of Medicine, St. Louis, Missouri SNOT-22 Developed from modification of SNOT-20 by National Comparative Audit of Surgery for Nasal Polyposis and Rhinosinusitis Royal College of Surgeons of England.
Polipose Nasa Quando o nariz falha, a vida é impedida de seguir viagem.

Sono e polipose nasal: Plano de ação para noites tranquilas

A polipose nasal é uma condição crónica caracterizada pela formação de pólipos na mucosa do nariz e seios paranasais. À medida que os pólipos crescem podem obstruir as passagens nasais, causando dificuldades respiratórias, ressonar ou mesmo apneia do sono.1,2,3 Como dormir bem é fundamental para a saúde física e mental, e a polipose nasal pode prejudicar significativamente a qualidade do sono, siga este plano de ação de 8 passos para garantir noites mais tranquilas.

1
Consulte um médico especialista - O primeiro passo é procurar a ajuda de um médico especialista em otorrinolaringologia ou imunoalergologia para avaliar a sua condição. O diagnóstico correto e o tratamento adequado da polipose nasal são fundamentais para melhorar a qualidade do sono.
Desenho de médico sentado à mesa com doente em uma consulta
2
Mantenha o ambiente livre de potenciais alergénios4 - A polipose nasal pode ser exacerbada por alergénios presentes no ambiente, como ácaros, pó, odores fortes, pelos de animais e mofo. Certifique-se que mantém o quarto limpo. Aspire regularmente, lave as roupas de cama com água quente e use capas de colchão e de almofadas anti-ácaros.
Desenho de pote de medicamentos
3
Use um desumidificador4 - Manter o ar húmido do quarto pode ajudar a reduzir a irritação das vias aéreas e facilitar a respiração. Utilize um desumidificador para melhorar a qualidade do ar durante a noite.
Desenho de mulher a lavar o nariz em frente ao espelho na casa de banho
4
Eleve a cabeça para dormir - Um apoio mais elevado abre e liberta as vias respiratórias, suportando o pescoço e a garganta. Como tal, este gesto ajudar a aliviar a congestão nasal e a diminuir o ressonar. Use almofadas extras ou considere a opção de uma almofada de cunha para manter a cabeça mais elevada durante o sono.
Desenho de mulher a segurar uma maçã e uma saco de alimentos
5
Pratique práticas de relaxamento antes de dormir - Práticas de relaxamento, como meditação, ioga ou técnicas de respiração podem ajudar a reduzir o stress e a ansiedade, favorecendo um sono mais tranquilo.
Desenho de mulher a fazer yoga
6
Estabeleça uma rotina de horários regulares de sono : - Deitar-se e acordar sempre à mesma hora, inclusive nos fins de semana, ajuda a regular o relógio biológico e a melhorar a qualidade do sono.
Desenho de mulher com o nariz e olhos vermelhos e uma flor a soltar pólen
7
Evite estimulantes antes de dormir - O consumo de cafeína, álcool e outros estimulantes algumas horas antes de dormir podem interferir no sono.
Desenho de mulher com o nariz e olhos vermelhos e uma flor a soltar pólen
8
Faça um acompanhamento médico regular - Monitorizar o progresso do tratamento pelo seu médico especialista é fundamental para que fique mais tranquilo ou fazer ajustes, se necessário.
Desenho de mulher com o nariz e olhos vermelhos e uma flor a soltar pólen

É importante reconhecer que a gravidade dos sintomas pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do tamanho e localização dos pólipos nasais, bem como de outras condições subjacentes. E, por fim, nunca é demais salientar que o tratamento adequado pode ajudar a reduzir a inflamação, melhorar a respiração nasal e minimizar os sintomas que afetam o sono.

1 Giri D, Salud DL. Sleep disturbances in patient with chronic nasal obstruction due to nasal polyp: a prospective study. Int J Otorhinolaryngol Head Neck Surg 2020;6:229-33.
2 Brain DJ. Historical background. In: Nasal polyps: epidemiology, pathogenesis and treatment. In: Settipane GA, Lund VJ, Bernstein JM, Tos M (eds.). Providence, RI: OceanSide Publications; 1997: 165-176.
3 Debora Petrungaro Migueis, et al. Systematic review: the influence of nasal obstruction on sleep apnea, Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, Volume 82, Issue 2, 2016, Pages 223-231, ISSN 1808-8694, https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2015.05.018.
4 GINA Patient Guide 2021 - You can control your asthma, based on the Global Strategy for Asthma Management and Prevention.
MAT-PT-2301058 V1.0 11/23